quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Evolução

Bem, foi aqui que tudo (re)começou...

Após alguns anos sem qualquer aquário montado o bichinho dos aquários voltou a renascer, um velhinho aquário que tinha à vários anos foi desenterrado e cheio de agua, surgiram as primeiras dúvidas sobre como montar a coisa (teria a fazer a coisa bem?), mas lá foi avançando, as plantas, o filtro, mais dúvidas e após algum tempo (pouco) os primeiros peixes.

As dúvidas tornaram-se desilusões, algumas em fracassos mesmo, as plantas não cresciam, algumas morriam, só os peixes (guppies) lá se iam aguentando e até procriando, o aquário andava para a frente e para trás sem orientação ou evolução aparente.

A minha vontade de fazer melhor levou-me a quebrar esta aventura partilhada com o meu irmão e iniciar-me numa outra onde (pensei eu) poderia experimentar novas soluções e fazer melhor...

Adquiri um novo aquário, mais pequeno (60L), e iniciei a montagem...



Não gostei especialmente do resultado, foi aqui que percebi que a parte de fazer melhor se calhar não era assim tão simples, no entanto a Colisa Lalia é linda e após a compra de umas femêas chegaram mesmo a fazer ninho de bolhas, dando cabo de toda a minha Utricularia graminifolia...



Infelizmente o ninho nunca chegou a albergar qualquer ovo, e consequentemente nunca chegou a haver novas Colisas, o desafio falhou...

Estes altos e baixos levaram-me a procurar mais informações sobre o hobby, investiguei um pouco, li outro tanto e durante uma dessas leituras deparei-me com uma revista (BioAquaria) onde era apresentada a montagem de dois aquários, fiquei maravilhado com um deles (Syrah v2 - Estilo Paisagem)... nesse momento decidi, o meu aquário tem de ter uma arvore...

Assim começou esta aventura de criar um plantado estilo paisagem...




E foram surgindo novos habitantes... Microgeophagus altispinosa






E invertebrados, Caridina cf cantonensis "Crystal Red"...



O grade destes camarões não é lá grande coisa, mas acho-os lindos, tanto que resolvi transforma este aquário num exclusivamente para estes seres maravilhosos. Os Altispinosa passaram para o aquário do meu irmão e após 3 ou 4 dias de lá estarem surgiu isto... uma postura :)




Estava a correr tudo bem, como esperado a defesa do território era acérrima por parte dos pais, nada nem ninguém se podiam aproximar, os ovos não fertilizados (brancos) foram retirados pelo casal, e tudo parecia correr bem, as horas iam passando e aproximava-se a altura dos ovos eclodirem...

Mas algo se passou durante a última noite e quase no fim do prazo os ovos desapareceram, a postura não foi bem sucedida :(


Bem, esta tem sido a história dos meus últimos 6 meses no mundo da aquariofilia, onde tenho aprendido bastante e onde ainda vou aprender de certeza (malditas algas, ainda não as consigo controlar devidamente :( ), no entanto e analisando estes últimos tempos penso que o nome deste post se adequa, houve alguma evolução...

O desafio dos invertebrados é para levar para a frente e neste momento já possuo dois aquários exclusivamente para camarões, o Shrimp Land I e II, onde mantenho Caridina cf cantonensis "Crystal Red" e Neocaridina heteropoda var. yellow no primeiro e Caridina cf. cantonensis "bee" e Neocaridina cf. zhangjiajiensis var. white no segundo, a montagem destes dois aquários poderam ser vistas em breve neste blog.

Sem comentários: